sábado, 24 de julho de 2010

Setor cultural cria PCULT para ampliar debate com políticos e sociedade.

Com uma bagagem de muitos anos de articulação, nasce o Partido da Cultura, PCult, um movimento suprapartidário cujo objetivo - simploriamente resumido - é ampliar o debate sobre as demandas culturais, criando um elo produtivo entre a Cultura, a classe política e a sociedade em geral.O movimento já se organiza em 25 estados, inclusive em Porto Velho, onde será gerado o embrião do PCult. Nas próximas semanas , entre gestores culturais, produtores, jornalistas, conselheiros culturais e outros envolvidos se reuniram na capital portovelhense para dar forma ao movimento.

Pablo Capilé, um dos articuladores da ação, faz um resgate histórico do setor nas últimas décadas e pontua que há quase duas décadas a classe cultural vem experimentando ações para construir um ambiente adequado.Nos últimos anos, algumas vitórias já foram alcançadas, como, por exemplo, uma menor centralização dos recursos culturais no eixo Rio-São Paulo. Segundo Capilé, agora é chegado o momento de criar um entendimento da importância da atuação política no setor cultural.O jornalista e escritor Alex Antunes, em texto publicado no blog do Partido da Cultura, fez uma boa relação entre os setores: “Pois toda a cultura é ‘política’, no sentido de que é a visão que um povo tem e constantemente reelabora de si mesmo; o começo e o fim do processo da identidade psicossocial. E toda a política também é ‘cultura’, no sentido de que são os atores sociais, ao encenar os anseios do país, que rascunham o roteiro do nosso destino”.Tendo esse entendimento na base, o Pcult quer levar o diálogo cultural às mais altas instâncias de poder, mostrando que a cultura é tão importante quando a saúde, a educação e outros. Da mesma forma, criar essa consciência na sociedade, que, afinal, é quem vota e é quem cobra os eleitos – ou deveria.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

nasceu mais uma idéia de minha mente super inquieta.
(até rimo né?)

O ideia.do.marquinh0 é nada mais nada menos que uma ferramenta de comunicação livre, onde publicarei de tudo um pouco. A grande sacada é compartilhar informações dos mais variados temas e assuntos, e principalmente mostrar para meus amigos oque eu creio que deveria ter maior atenção da midia e de todos nós.



a foto publicada é referente ao momento em que vivo. (auehausheuahsue) onde tenho assistido certa de 4/5 filmes por dia, sempre regado de longas sessões de ganja que dar ao filme um aspecto 3d natural. Em breve quero ta fazendo um do top five, para vcs viajareeem um bucadinho!